- Modelo RGB (Red Green Blue): é um modelo que descreve as cores como uma combinação das 3 cores primárias: magenta, azul ciano e verde. Normalmente este modelo é usado por ecrãs, televisores,entre outros, pois os comprimentos de onda encontram-se no espectro visível do Homem e por isso quando combinadas criam diferentes cores e tonalidades. A união das três cores resulta no branco.
Fig.1- Diferentes cores resultantes da mistura das cores do Modelo RGB.
- Modelo CMYK: é um modelo construído a partir do CMY mas com adição da cor preta. É um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das cores primárias: magenta, amarelo e azul ciano. O preto foi adicionado para permitir uma impressão mais fácil do que a combinação das cores.
Fig.2- Diferentes cores resultantes da mistura das cores do modelo CMYK
- Modelo HSV: é um modelo utilizado na mistura de cores no ponto de vista artístico e é definido pelas grandezas tonalidade( varia de 0 a 360º), saturação(varia de 0 a 100%) e valor, ou seja, quantidade de luz(varia de 0 a 100%).
Fig.3- Diferentes cores resultantes dos factores do modelo HSV.
- Modelo YUV: modelo em que o Y representa a luminância, ou seja, a intensidade da luz e o UV para a crominância, ou seja, diferentes cores. É o único modelo que permite armazenar, separadamente, essas mesmas duas características, sendo por isso muito utilizado em sinais de vídeo e televisão.
Fig.4- Diferentes utilizações do Modelo YUV
Bibliografia: Apontamentos de aula
Bibliografia: Apontamentos de aula
Sem comentários:
Enviar um comentário